sexta-feira, 6 de março de 2015

Arteterapia

     Em minha caminhada pessoal e profissional, a arte, de uma maneira geral, através da pintura, cerâmica, música, dança, sempre esteve presente, pois consegui muitos resultados comigo mesma de interação, relaxamento, trabalho em grupo e diminuição do stress.

    Nesses momentos eu parava para pensar em que gostava de fazer, de criar e era, também nesses momentos, que eu conseguia uma maior reflexão interior.
 
    Quando participava de trabalhos em grupo, utilizando os recursos da arte, era o momento em que favorecia a troca de experiências que nos ajudava a crescer mais. Essa arte, para poder entender sobre o que penso, é uma manifestação de ordem estética feita a partir de percepções, emoções, ideias e, cada obra de arte, possui um significado único e diferente.

    Comecei observar que a arte é uma forma de expressar nosso mundo interno e externo através de símbolos que surgem em nossa mente e, muitas vezes, não são compreendidos. Em vários cursos que participei tínhamos dinâmicas com atividades que utilizavam música, dança e outros recursos artísticos em que fazíamos uso de tintas de aquarela, lápis de cor, tintas de pintura com os dedos.
 
   Observei também que nas imagens dos desenhos que eu fazia e que os outros participantes também faziam, havia muitas informações que estavam guardadas de alguma forma dentro de nós, e isso era reforçado pelos relatos nos depoimentos.
 
  Desta forma, consegui entender e tomar consciência das dificuldades que eu tinha de comportamento e que, muitas vezes, se repetiam e me impediam de obter os resultados esperados, através desses experimentos com a arte que acabaram contribuindo na busca do autoconhecimento.
 
  As experiências que tive, nesses treinamentos, propiciaram-me a oportunidade de poder parar e refletir sobre a minha história de vida e como me posicionava em relação a ela; de poder ampliar a consciência para ter o controle da minha vida em minhas mãos e ser responsável por minhas ações. Foram experiências únicas de grandes aprendizagens.
 
  Foi no decorrer do curso de formação em Arteterapia que tive várias vivências que me mostraram novos caminhos, aprendi a ampliar meu olhar, me deparei com meu mundo interno, repleto de imagens e possibilidades, desvendando minha  sensibilidade que pensa, sente, ouve, vê, arrisca, cria e recria.
 
  Hoje me sinto realizada a cada dia, e sei que a cada dia terei novos desafios, através de novas ferramentas que irão me auxiliar na minha caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário